Escolher os produtos que serão consumidos nem sempre é uma tarefa simples para quem busca um estilo de vida mais saudável.
Além de prestar atenção na quantidade, no preço e na qualidade dos alimentos e bebidas que levaremos para a nossa casa, também é preciso ficar atenta ao que diz o rótulo dos produtos.
Na rotulagem você encontrará informações sobre composição e características fundamentais para decidir o que é melhor para você e sua família.
Mas será que você está pronta para entender o que está escrito lá?
Para descomplicar, preparei algumas dicas que vão te ajudar a escolher os melhores itens:
DICA 1
Você confere quais são os ingredientes de um produto antes de comprá-lo? A lista de ingredientes diz muito sobre a composição do produto, pois é sempre escrita em ordem decrescente de quantidade. Ou seja, o ingrediente que estiver em primeiro lugar na lista é o que está presente em maior quantidade. Portanto, se o primeiro ingrediente da lista for açúcar ou gordura, por exemplo, avalie se não existe outra opção com menores teores desses nutrientes.
DICA 2
Na tabela de informações nutricionais, você encontra as quantidades de nutrientes presentes em uma porção do alimento. Mas o que é uma porção? A porção é uma quantidade sugerida para consumo do produto dentro de uma alimentação saudável, considerando a necessidade energética média da população. Fique atenta a essa quantidade, pois nem sempre uma porção equivale a todo o conteúdo da embalagem.
DICA 3
E o que significa “%VD”? Esta abreviação significa “porcentagem dos Valores Diários”, e está geralmente na segunda coluna da tabela de informações nutricionais. Ela indica o quanto o produto apresenta em calorias e também em nutrientes em relação a uma dieta de 2000 kcal. Por exemplo, se um produto apresenta 30% do VD de gordura, isso significa que ao consumir uma porção daquele produto, você terá consumido 30% do que é recomendado para ingestão de gorduras no dia. Embora as necessidades reais variem de pessoa para pessoa, esse valor ajuda na hora de entender melhor a composição do produto e na hora da compra.
DICA 4
Acredite, nem sempre os produtos Diet e Light são as melhores opções. Os produtos “diet” são aqueles em que um dos ingredientes é retirado, podendo ser açúcar, gordura ou sódio, entre outros. Fique de olho, pois em alguns alimentos essa retirada é acompanhada do aumento de outro ingrediente, como as gorduras, e essa compensação tem a finalidade de evitar que o produto perca características de sabor e textura. Portanto, “diet” não é sinônimo de menos calorias. Para que um produto seja considerado “light”, é necessária uma redução de no mínimo 25% de calorias ou de algum nutriente, como gordura, sal ou açúcar. Sendo assim, “light” também não é sinônimo de menor quantidade de calorias. Fique esperta e veja o que se encaixa melhor à sua rotina alimentar.
Leve o Meu Amor e Cuide-se!
Sua Coach e Mentora de Vida Saudável
Dani Santhos